terça-feira, 21 de julho de 2009

GRANDES NOMES DA MÚSICA GONZAGUEANA




















VOVÔ JANUÁRIO
Januário José dos Santos, o Mestre Januário, sanfoneiro de 8 baixos afamado na região, casado com Ana Batista de Jesus, conhecida por Santana.
Na Fazenda Caiçara, em Exu, situada junto a Serra do Araripe, Pernambuco, dia 13 de Dezembro, nasce Luiz Gonzaga, o segundo dos nove filhos do casal.





















ZÉ DANTAS

José Dantas Filho, ou Zédantas como gostava de assinar, nasceu em 27 de fevereiro de 1921 na cidade de Carnaíba, localizada no Sertão do Pajeú, em Pernambuco. Filho de José de Souza Dantas e Josefina Alves de Siqueira Dantas.

O encontro com Luiz Gonzaga ocorreu no Recife, no Grande Hotel, então localizado no Cais de Santa Rita, onde o homem tímido mostrou suas composições ao ilustre Gonzagão. O Rei do Baião, encantado, decorou algumas músicas e prometeu gravá-las, atendendo a uma única exigência do compositor: não deixar transparecer seu sobrenome “Dantas”, por temer que seu pai – fazendeiro rígido – cortasse a sua mesada, que o mantinha estudando na capital.

Na década de 50, já formado, o compositor vai morar no Rio de Janeiro para fazer residência no Hospital dos Servidores. Nesse período, atinge o auge da parceria com Luiz Gonzaga, passando a ganhar dinheiro com o sucesso de suas músicas, o que lhe daria um padrão de vida melhor, o proporcionando sua independência financeira.
















HUMBERTO TEIXEIRA

Humberto Cavalcanti Teixeira nasceu em Iguatu no dia 05/01/1915 e faleceu no Rio de Janeiro, em 3 de outubro de 1979. Foi advogado, deputado federal e compositor brasileiro.É nacionalmente conhecido como parceiro de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Um grande sucesso da dupla é a composição Asa Branca, lançada em 1947.Foi advogado, político, instrumentista, poeta, compositor, fundador e Presidente da Academia Brasileira de Música Popular.




Nenhum comentário:

Postar um comentário